O termo “Cobot” vem da junção das palavras em inglês collaboration (colaboração) e robot. Os cobots foram criados para colaborar no ambiente de trabalho humano. A ideia é que estes robots desempenhem um papel importante na Indústria, ajudando em tarefas mais repetitivas, menos ergonómicas ou de baixo valor acrescentado.
Os cobots são robots que se caracterizam por ser fáceis de instalar e programar e podem ser rapidamente integrados no ambiente desejado. Estes robots são seguros para os trabalhadores graças, entre outras coisas, à deteção de colisão em movimento e suportam pesos mais elevados, no caso dos DOBOT, entre 3 e 16Kg. Podem também ser aplicadas diferentes ferramentas terminadoras, para diferentes funções.
Na esfera dos negócios, este conceito serve para criar e nutrir a cultura de uma empresa, aproximando os seus colaboradores e aumentando a produtividade e a retenção de talento. Por sua vez, no caso da Educação, pode servir para criar ligações fortes entre os alunos, unir uma turma, fazer com que se envolvam com as matérias de forma mais efusiva e que sintam a necessidade de fazer mais e melhor para obter melhores resultados. Esta metodologia, mais prática e menos expositiva, tem ainda como objetivo aumentar o sucesso escolar e a taxa de retenção das matérias lecionadas.
Mas não se engane! Não utilize a gamificação apenas como forma de os alunos competirem entre si, a menos que um dos focos seja trabalhar soft skills, como saber aceitar uma derrota, aprender a ter espírito de equipa e a ter fairplay. A competição sem essas competências trabalhadas poderá resultar na separação dos alunos e na criação de um ambiente stressante.
O Papel dos Cobots na Indústria 4.0
Até aos dias de hoje, o Homem tinha testemunhado 3 grandes revoluções industriais. A primeira fez-se notar com a chegada das máquinas a vapor, encurtando distâncias com o uso do comboio e do navio. A segunda tirou-nos da escuridão, iluminando o mundo com a luz elétrica. Na terceira estávamos já a utilizar computadores e a dar as boas-vindas à Internet. Hoje, estamos a atravessar a quarta revolução, que por aí anda nas bocas do mundo intitulada de Indústria 4.0.
No cenário 4.0 os computadores e a automação trabalham em conjunto, fazendo com que algumas funções desempenhadas por humanos, tal como aconteceu no passado, passem a ser feitas, neste caso, por robots. Note que nas revoluções industriais anteriores, algumas funções acabaram para os humanos, mas surgiram outras igualmente necessárias. Tal como no passado, trata-se de uma substituição de funções para melhorar a qualidade de vida do Ser Humano, e não uma forma de aumentar o desemprego. São tempos de adaptação, transição e mudança.
A Inteligência Artificial (IA) é um dos protagonistas da quarta revolução industrial e está já presente nas nossas vidas, embora em alguns casos, de forma discreta. Os produtos e serviços baseados em IA têm como objetivo melhorar o quotidiano através do aumento da produtividade humana no trabalho, aumento da segurança e avanços na saúde e até na forma como nos entretemos nos tempos livres.
A principal vantagem desta colaboração entre humano e robot assenta na necessidade de encurtar os ciclos de inovação e responder de forma mais flexível à procura do mercado. No cenário 4.0 a evolução é tão rápida, que há uma maior instabilidade na forma como os negócios acompanham tendências. O robot ajuda a diminuir o erro humano, entra em locais de difícil acesso, atinge uma precisão e uma velocidade sobre-humanas e alivia as pessoas do trabalho monótono e repetitivo. Os humanos podem, assim, focar-se em funções de maior raciocínio e valor acrescentado.
Conheça os Cobots da DOBOT
DOBOT CR Series é uma série de robots composta por 4 braços robóticos industriais colaborativos. Estes cobots são seguros fáceis de operar e têm uma elevada relação custo-eficiência. Com painel interativo inteligente, deteção de colisão e reprodução de trajetória, os braços robóticos DOBOT CR Series são ideais para cenários de colaboração humano-robot.
Destinados à indústria ligeira, à educação ou quaisquer outros entusiastas da tecnologia de última geração, estes cobots intuitivos e práticos são a nova geração de robots de seis eixos inteligentes com aprendizagem autónoma. Poderão, desta forma, ajudar efetivamente a aumentar a produtividade, acelerando processos de automatização industrial.
Para garantir a maior segurança durante a colaboração humano-robot, a DOBOT desenvolveu e patenteou uma solução de deteção de colisão para os seus cobots, a DOBOT SafeSkin. Permite uma ampla cobertura de área, alcance de deteção de intrusão de 15cm, resposta rápida e anti-interferências. Esta solução assegura a produção de alta eficiência através do fornecimento de robots com sensores de proximidade sem contacto e prevenção de colisão. A tecnologia de deteção de colisão pré-secção é capaz de intervir na atividade do robot para evitar lesões ou danos sem necessidade de aviso prévio ou redução de velocidade, reduz os danos de colisão até 90% em operações de média e baixa velocidades e assegura uma produção industrial segura e eficiente.
Os cobots da DOBOR permitem ainda a conveniência da escalabilidade, podendo conectar várias ferramentas como garras, câmaras e sensores plug-and-play a várias interfaces de E/S e de comunicação no robot.
Exemplos de Tarefas que os Cobots DOBOT podem Desempenhar
Para saber mais sobre os cobots DOBOT, consulte a nossa loja online, ou fale com a nossa equipa se dúvidas mais técnicas surgirem. Poderá sempre contar com um aconselhamento mais técnico e adaptado às suas necessidades.