O DOBOT Magician é um braço robótico multifunções com um design único de quatro eixos, que pode ser usado sobre uma mesa e permite alta estabilidade e precisão. Equipado com várias ferramentas finalizadoras, pode desempenhar múltiplas funções, como impressão 3D, gravação a laser, desenho e escrita e memorização de tarefas. Mas será a melhor opção para as salas de aula? Nós acreditamos que sim e queremos partilhar alguns casos de sucesso escolar com este robot.

Numa era em que a tecnologia e a inovação estão na ordem do dia, é importante que a educação acompanhe a evolução constante e rápida que tem mudado as nossas vidas e não se deixe ficar no passado, dentro da zona de conforto. Para os profissionais de amanhã, cujos desafios laborais ainda desconhecemos, é imperativo adquirir competências durante o seu percurso que os prepare para esses desafios futuros. Adotar metodologias de ensino inovadoras e centradas na educação STEAM é a resposta. A robótica educativa é uma das poderosas soluções que a BCN disponibiliza no seu portfólio e o robot DOBOT Magician é um dos braços robóticos que desenvolve o pensamento computacional e o raciocínio lógico nos mais jovens.

Especialmente no continente europeu, o DOBOT Magician tem começado a fazer-se notar nos domínios da robótica e da programação. Cada vez mais professores têm utilizado esta ferramenta para melhorar a aprendizagem dos seus alunos, desde os mais pequenos aos mais graúdos, do 2º ciclo ao universitário, passando também pelo ensino profissional/vocacional.

Para demonstrar que o DOBOT Magician assume um papel preponderante no sucesso escolar, através da educação STEAM, da robótica e da automação, apresentamos seis casos de utilização deste robot em sala de aula na Alemanha, na Estónia, em Espanha, na Noruega, Dinamarca e França, que resultaram em histórias de sucesso.

Alemanha – BBS Nienburg Vocational Schools

A Escola Vocacional BBS, na Alemanha, utiliza o DOBOT Magician no seu currículo, no curso de formação profissional. A sala é composta por estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos e nela encontram-se 5 conjuntos de robots DOBOT Magician e um trilho deslizante.

Desta forma, 10 alunos aprendem o Currículo DOBOT durante a semana, numa aula com a duração de 45 minutos, compreendendo os vários processos de automação e programação, de um modo mais simples e memorável, obtendo um estilo de aprendizagem moderno e eficaz.

Desde o início da implementação deste programa, mais de 60 alunos das Escolas Vocacionais BBS Nienburg participaram ativamente neste tipo de aprendizagem, com um sucesso gradual.

Devido ao êxito contínuo das novas tecnologias no ensino, o DOBOT Magician, em meados de Agosto de 2019, foi mudado para a Biblioteca Pública de Frankfurt para auxiliar os jovens na área da indústria.

Alemanha – BBS Nienburg Vocational Schools

Estónia – Escola Secundária de Ciências de Tallinn

O laboratório da Escola Secundária de Ciências de Tallinn tem estudantes com idades entre os 7 e 12 anos de idade, que utilizam o currículo DOBOT Magician desde 2019. O objetivo é auxiliar os estudantes, desde pequenos, a desenvolver competências de engenharia através da aprendizagem baseada em inquéritos e trabalhos práticos.

Assim, a Escola Secundária utiliza os meios e instrumentos tecnológicos educativos certos para ajudar as crianças no início do desenvolvimento das suas competências genéricas na área da engenharia. Todos os processos são explicados de forma prática, permitindo que os alunos aprendam fazendo e pensando.

Estónia – Escola Secundária de Ciências de Tallinn

Espanha – IES Eduardo Merello Valência e Universidade Politécnica de Madrid

Vários conjuntos de DOBOT Magician tornaram-se parte integrante do curso de Manutenção Eletromecânica na Escola Secundária IES Eduardo Merello, com o intuito de desenvolver uma aprendizagem prática, auxiliando os estudantes a ir além da teoria e compreender os conceitos de engenharia mecânica de um modo mais empírico.

Para além disso, também a capital espanhola integrou no seu currículo os DOBOT Magician, incorporando 10 conjuntos nos seus cursos de eletrónica digital. Assim, apre de um modo mais eficiente e memorável, os alunos do 1º ano têm a oportunidade de explorar 75 aulas interativas.

Espanha – IES Eduardo Merello Valência e Universidade Politécnica de Madrid

Noruega – Årstad High School

A Escola de Årstad, na Noruega, implementou o uso de robots na sua abordagem educativa, utilizando 16 conjuntos do DOBOT Magician nos seus cursos de programação, eletrónica e robótica durante as aulas semanais ao longo de todo o ano letivo.

Os cursos são direcionados a estudantes entre os 16 e 20 anos, divididos por turmas de 20 a 25 alunos. Assim, estes têm a oportunidade de compreender o básico funcionamento dos robots e assuntos relevantes do seu curso, assim como o desenvolvimento de capacidades capazes de responder a necessidades futuras. Desta forma, a implementação de robots na escola da Noruega demonstra que o país se preocupa com a preparação dos seus alunos como geração futura de profissionais.

Noruega – Årstad High School

Dinamarca – University College of Northern Denmark

O Departamento de Tecnologia da Universidade do Norte na Dinamarca está a liderar um projeto inovador que utiliza a tecnologia DOBOT para ensinar e realizar pesquisas sobre a Indústria 4.0. O objetivo é melhorar as habilidades individuais do processo de produção, através do conceito de “aprendizagem de fábrica”, enquanto orienta os estudantes e funcionários sobre o desenvolvimento digital das pequenas e médias empresas.

Este programa envolve estudantes e funcionários e visa transmitir competências profissionais, como forma de os preparar para as mudanças na indústria que poderão ocorrer num futuro próximo.

França – École Polytechnique

A École Polytechnique utiliza tecnologia inovadora para auxiliar os alunos a aprimorar as suas habilidades de programação, recorrendo ao DOBOT Magician como sistema de operação ROS (Robot Operating System) para desenvolver a aplicação de triagem visual. Assim, trabalhando em conjunto com o programa de software, o robot apoia o trabalho prático e ajuda os estudantes a aprofundar a sua aprendizagem académica.

A aplicação de triagem visual é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a educação. Os alunos aprendem mais sobre pensamento computacional e programação, enquanto trabalham em projetos práticos e relevantes.

Entre os 6 casos europeus de sucesso, existem muitos mais, não só na Europa, mas em todo o mundo.

Os alunos são o futuro do nosso país. Com os avanços tecnológicos é importante que a educação se reinvente, para haver uma maior congruência entre aquilo que se ensina e o que é realmente importante para o desempenho profissional.

São casos de sucesso escolar como estes que provam que, com uma boa dose de criatividade e sistemas educativos dispostos a investir no futuro, existe um maior desenvolvimento das competências necessárias para os nossos jovens poderem prosperar no mercado de trabalho do século XXI.

Portanto, se pretende ser um agente de mudança no ensino e aumentar o sucesso escolar na sua escola, comece por abrir os horizontes da sua sala de aula. Para isso, estamos cá nós para o ajudar. Fale com a equipa BCN.