A realidade pós-Covid19 que profissionais e alunos enfrentam neste momento, e ainda enfrentarão no futuro, requerem novos comportamentos e processos. As regras para o próximo ano e para o regresso à normalidade são ainda incertas. Por todas estas razões e pelo facto de o trabalho e o ensino estarem cada vez mais flexíveis, a Steelcase traz-nos soluções que irão facilitar a adaptação de qualquer sala a vários contextos, neste caso, como manter escritórios, escolas e instituições seguras contra a pandemia.

Prevê-se que o próximo ano escolar poderá funcionar com um sistema híbrido, em que as aulas presenciais serão complementadas com aulas à distância, para reduzir o tempo de contacto entre alunos, professores e funcionários. Este novo processo não será fácil de gerir, tanto para as direções das escolas, como para professores, pais e alunos. É uma nova realidade que veio para ficar e o regresso à normalidade pode ser apenas uma utopia, passando a ser este o novo normal. Ainda tudo é incerto…

A boa notícia é que todos os dias existem profissionais empenhados em lançar para o mercado soluções inovadoras ou adaptar as suas soluções já conhecidas, para ajudar a comunidade a atenuar o stress e a ansiedade que este problema poderá causar a milhares, senão milhões, de pessoas. Muitos negócios sofreram prejuízos com a chegada do vírus, mas outros viram o problema como uma oportunidade de negócio.

Espaços Que Se Adaptam

As Escolas e Instituições, perante a situação atual, devem urgentemente tornar-se seguras, mas também mais resilientes e versáteis, uma vez que estamos num mundo em constante mutação e mais volátil a cada dia.

Existem, segundo a marca Steelcase, três estratégias-chave fundamentais que devem ser tidas em conta quando as escolas e instituições organizam os seus espaços para a nova era pós-COVID19.

Soluções Steelcase - 3 Estratégias chave

A densidade refere-se ao número de pessoas por metro quadrado, portanto, à densidade populacional em cada espaço. A geometria trata-se do formato do mobiliário, que vai facilitar a reconfiguração rápida de um espaço. Por último, a divisão refere-se à inclusão de barreiras físicas removíveis, como painéis de acrílico, para evitar contágios entre pessoas.

Estas estratégias, sugere a marca, devem ser implementadas em conjunto, para criar espaços mais seguros e para que os alunos, docentes e staff voltem ao local de trabalho com confiança. Com apenas alguns ajustes de densidade, geometria e divisão do espaço, é possível criar ambientes propícios ao distanciamento social aconselhável. Isto pode ser feito com o mobiliário existente, ou adicionando apenas alguns elementos novos.

Grandes mudanças podem ser alcançadas se forem introduzidos novos elementos modulares e tecnologias de vídeo ao mobiliário, aumentando a flexibilidade de resposta a vários métodos de ensino, enquanto as recomendações de saúde são cumpridas.

Mobiliário Inovador para Escolas do Futuro

Existe uma imensidão de possibilidades que a marca Steelcase nos oferece, não só mobiliário dedicado ao ambiente escolar, mas a qualquer tipo de espaços, como escritórios, por exemplo. Para fazer uma breve abordagem às potencialidades das soluções do parceiro, a BCN selecionou três peças Steelcase para destacar. Fique a conhecer a versátil cadeira Node, a dinâmica mesa Verb e o sofisticado banco Buoy. Cada elemento tem a possibilidade de ser costumizado, para que se adapte da forma mais fácil ao ambiente no qual será inserido.

Cadeira Node

Esta cadeira prima pela mobilidade e facilidade de adaptação ao contexto do espaço. Rapidamente, os alunos podem movimentar-se sem esforço e sem gerar um enorme ruído, típico do mobiliário clássico. As cadeias estão disponíveis em várias cores, sendo possível costumizar a concha, a mesa, os pés e os rodízios. A cadeira foi também desenhada para ser prática e ter arrumação para a mochila, sem ocupar espaço desnecessário.

Mobiliário Inovador - Cadeiras Flexíveis
Mesa Verb - Mobiliário Inovador

Mesa Verb

Já a mesa Verb, desenhada sob a mesma premissa de redução da ocupação do espaço, agilidade nos movimentos e fácil arrumação, apresenta um design muito interessante, também com a possibilidade de costumização de cores, pés, tampos, tamanhos e rodízios. Esta mesa está também disponível com um ecrã incorporado, para que os alunos se envolvam com a matéria como nunca. As possibilidades não têm fim. Adicione ou retire elementos e construa a sua própria peça de mobiliário.

Banco Buoy

Este banco é mais estável e ergonómico do que parece à primeira vista. Adapta-se à posição do corpo, para acompanhar movimentos sem causar desconforto. A sua altura é ajustável através do seu manípulo, que também serve de pega, para poder levá-lo para onde quer que vá. Está disponível em várias cores.

Banco Buoy Steelcase

Descubra muitas outras peças que poderão fazer a diferença nesta época de incerteza em que é urgente que os espaços se adaptem às precauções de segurança e de distanciamento social. A melhor resposta a mudanças repentinas de rotinas diárias é criar soluções também disruptivas e fora da caixa. Nos dias que correm, as marcas tentam produzir soluções que se adaptem ao consumidor e que respondam às suas necessidades diárias, e não o contrário. Na BCN, o nosso foco é levar até si as soluções mais inovadoras, práticas e pensadas para o futuro, sempre contando com os melhores parceiros do mercado.

Para saber mais sobre estas e outras soluções Steelcase desenhadas para a Escola do Futuro, fale com a nossa equipa e peça um orçamento.

Mais sobre as Soluções Steelcase Education

Subscrever Newsletter

Tenha acesso a informação e campanhas exclusivas.

Siga-nos…