A BCN teve o prazer de contar com o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, em Vila Real, para contar mais uma história de sucesso e partilhar consigo o bom trabalho que nos comprometemos a fazer. O caso de sucesso da Escola Diogo Cão está em formato de entrevista, com o testemunho do Professor Armando Félix, que teve a amabilidade de responder às nossas perguntas, partilhando a sua perspetiva de utilizador do Laboratório Inovador de Aprendizagem implementado na sua escola em setembro de 2021.
É com muito orgulho que a BCN vê neste testemunho o entusiasmo de adultos e crianças que constroem o futuro com motivação e criatividade. Os alunos gostam mais de ir às aulas, sentem-se integrados, inspirados e estimulados e ainda melhoram os seus resultados, que no fundo, é para isso que todos trabalhamos. Os laboratórios inovadores de aprendizagem tomam o lugar às chamadas “salas do futuro”, porque estas salas já não representam o futuro, mas sim o presente, o agora. É esta realidade que queremos levar a todo o tipo de instituições, implementando soluções que elevem a qualidade do ensino em Portugal, desde o primeiro ciclo ao ensino universitário.
Quais eram os desafios a ultrapassar antes da implementação da solução?
Através dos equipamentos do Laboratório Inovador de Aprendizagem pretende-se que os alunos do Agrupamento, usando diferentes formas de comunicação e auxiliados por novas ferramentas digitais, tenham acesso a um novo mundo que lhes permita aprendizagens no âmbito da interdisciplinaridade, em modo colaborativo, com ênfase na criatividade e pensamento crítico, aumentando a sua responsabilidade social. Também se pretende que os alunos adquiram as competências digitais para o séc. XXI emanadas da União Europeia e do Plano de transição digital.
Em que medida a nova solução irá impactar o dia a dia da Escola e dos alunos?
Vai comprometer os alunos no processo ensino-aprendizagem e dar espaço à criatividade através de novas formas baseadas em conceitos e tecnologias inovadoras. O Agrupamento de Escolas Diogo Cão vai usar o Laboratório Inovador de Aprendizagem como ponto de partida para o alargamento em rede, usando as novas tecnologias, novas pedagogias e os equipamentos existentes para a partilha da metodologia às salas de aula tradicionais em todos os ciclos do Agrupamento.
A visão tradicional da sala de aula vai ser alterada, transformando o novo espaço de aprendizagem, num espaço que possibilite novas abordagens metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A utilização dos meios tecnológicos na sala do futuro vai permitir aos alunos ter um público diferente do habitual para expor as conclusões das suas descobertas. A utilização dos meios tecnológicos do laboratório inovador de aprendizagem vai permitir criar e partilhar trabalhos dos alunos junto da comunidade educativa e, através da internet, expô-los ao mundo.
Quais os resultados já notórios desde a implementação e quais os resultados a longo prazo que esperam obter com o uso da solução?
Passados poucos dias da implementação do laboratório inovador de aprendizagem, era já notória a diferença. Desde já, uma agitação no Agrupamento pelas perspetivas geradas nos alunos e professores pela descoberta de uma nova forma de ensinar e aprender num ambiente inovador.
Os professores que já tiveram formação sentiram-se motivados e entusiasmados pelas potencialidades da sala e dos seus equipamentos, de modo a poderem utilizar novos processos de ensino e aprendizagem que permitam, de modo mais lúdico, transmitir informação e conhecimento, com benefícios no aproveitamento escolar dos alunos.
Os alunos que já utilizaram a sala do futuro sentem-se entusiasmados e ávidos por aprender, num novo espaço acolhedor onde podem dar largas à sua imaginação e aprender através do auxílio de novas ferramentas tecnológicas. Os alunos pedem para repetir a experiência.
A BCN gostaria de agradecer ao Professor Armando Félix por este precioso contributo, com um testemunho tão positivo e motivador, em relação à performance da nossa equipa durante todo o processo.
“A BCN mostrou disponibilidade na elaboração do projeto, sugerindo as melhores alternativas às ideias apresentadas por nós. Sempre que necessário estava presente e disponível para esclarecimento de dúvidas ou explicações dos diferentes produtos a adquirir. Também o serviço pós-venda foi excecional e a formação aos professores foi de elevado nível.”