Se é docente, certamente já ouviu, algures na sua carreira, que a Educação precisa de ser repensada, que os processos são antiquados e que as crianças não têm interesse na escola. Existe a vontade expressa de aplicar estratégias de ensino que em Portugal ainda estão por explorar.
Contudo, após algumas mudanças estruturais e, principalmente, burocráticas por parte da gestão do ensino público ao longo dos últimos anos, continua muito presente a ideia de que o esforço não é suficiente para preparar os jovens para o futuro profissional. Temos consciência de que o ensino secundário ainda está muito reduzido à preparação para a entrada no ensino superior, que cada vez é mais difícil captar a atenção das novas gerações e que o abandono e o insucesso escolar são problemas persistentes, mesmo nos dias que correm.
Apesar de haver um número crescente de soluções tecnológicas desenhadas para a educação, as chamadas soluções EdTech, ainda há muita resistência em adotar ferramentas de apoio à aprendizagem, principalmente as digitais. Entenda-se que as ferramentas não tornam os professores melhores no seu trabalho. A pedagogia é e sempre será a parte mais importante do processo de ensino/aprendizagem. Porém, existem ferramentas e métodos que já estão comprovados como eficazes e ajudam o docente a conseguir atingir os seus objetivos mais facilmente.
Na BCN, acreditamos que os recursos STEAM e outras ferramentas EdTech são um ótimo complemento do ensino e servem para facilitar, não atrapalhar ou distrair. Há que saber escolher as melhores ferramentas e que estas sejam relevantes do ponto de vista pedagógico. Um docente não deve usar uma ferramenta só porque todos os outros usam, ou porque tem obrigatoriamente de ser um processo digital. Temos algumas sugestões para o ajudar a encontrar as melhores soluções e, com elas, tornar as suas aulas mais envolventes. Motive as crianças e jovens a participar ativamente nas suas aulas síncronas e a continuar o estudo em casa de forma produtiva. Desta vez, vamos falar sobre aulas em vídeo e os seus benefícios.
Benefícios de Usar Vídeos no Processo de Aprendizagem
Como Criar Conteúdo em Vídeo de Forma Fácil
Se o que o estar a afastar da ideia de criar conteúdo em vídeo é achar que tem falta de jeito, queremos demonstrar-lhe que qualquer pessoa, com mais ou menos destreza digital ou mesmo “jeito” para este tipo de metodologia, pode facilmente criar aulas em vídeo. Veja os seus alunos a aumentar as notas e a fazer perguntas mais pertinentes durante as aulas. Para isso, basta usar a ferramenta correta. A BCN aconselha a explorar o software EdPuzzle.
Com o EdPuzzle terá acesso ao YouTube para incluir vídeos de terceiros nas suas lições, mas de forma segura, ou seja, os alunos assistem ao vídeo dentro da plataforma do EdPuzzle, onde estão a estudar, e não são distraídos com anúncios, ou outro tipo de conteúdo que nada tenha a ver com a aula. Este software permite que o professor edite o vídeo, cortando, dividindo e juntando mais do que um conteúdo de forma muito intuitiva e fácil. Junte um vídeo seu a um vídeo da infinita biblioteca que é o YouTube. O céu é o limite!
Por fim, adicione perguntas ao longo do vídeo, para que o aluno teste a sua atenção à informação que lhe foi exposta e, assim, saiba se entendeu, de facto a matéria ou não. O professor obtém os resultados do vídeo em tempo real e sabe, de imediato, que alunos erraram em quê e quais os que nem sequer fizeram o exercício, ou só fizeram uma parte. Isto permite ao professor personalizar o processo de ensino, uma vez que saberá, ao certo, o ponto de situação de cada um dos alunos e onde precisam de melhorar.
Ainda com dúvidas quanto à ferramenta ou à eficácia deste tipo de metodologia nas suas aulas? Fale com a nossa equipa e peça uma demonstração.
A BCN ajuda instituições de ensino por todo o país a conhecer as suas próprias potencialidades e a abrir as portas ao futuro da educação. Se é educador e pretende melhorar a experiência de aprendizagem dos seus alunos em 2024, não hesite em falar com a nossa equipa para tirar todas as dúvidas.