Ensine programação de forma simples e sem ecrãs com o KUBO

Uma solução divertida para alunos a partir dos 4 anos.

Banner Kubo Coding

O KUBO é uma solução educativa completa para introduzir programação e pensamento computacional a crianças a partir dos 4 anos. Com um simpático robot e um inovador sistema TagTile®, esta solução permite aos alunos programarem sem ecrãs, de forma prática e intuitiva. É uma ferramenta acessível, sem necessidade de experiência prévia em tecnologia, ideal para professores que procuram integrar competências digitais nas suas aulas de forma fácil e eficaz.

Desenvolvido a pensar no 1.º ciclo, o KUBO torna a programação divertida e acessível para todos os alunos, incluindo os mais reservados ou com mais dificuldades. Estimula a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e a comunicação.

Com planos de aula e recursos didáticos prontos a usar, o KUBO Coding é uma solução pronta a implementar em qualquer sala de aula.

Logo Kubo

Porquê escolher o Kubo Coding?

Simples e Intuitivo

Pronto a usar, mesmo para professores sem experiência em programação

Aprendizagem Flexível

Com ou sem ecrãs, crie ambientes de aprendizagem dinâmicos que vão de encontro às necessidades de alunos e professores

Multidisciplinar

Pode ser utilizado em vários contextos educacionais e em diferentes disciplinas

Material de Apoio

Aceda a planos de aula, guias, tutoriais em vídeo e atividades extracurriculares, tudo num só portal de suporte

Soluções Kubo Coding

O KUBO oferece soluções de programação flexíveis para se adaptarem a cada ambiente de aprendizagem. Escolha a melhor solução: prática, digital ou mista.

Aprendizagem Hands On Kubo Coding

KUBO Hands-On

Programação Sem Ecrãs

Dê início à viagem de programação dos seus alunos com o KUBO. O robot STEAM, concebido para ensinar programação às crianças num ambiente desconectado e colaborativo.

Aprendizagem Digital Kubo Coding

KUBO Play

Programação Com Ecrãs

O KUBO Play é uma forma de os alunos terem uma primeira experiência de programação online. Os alunos podem praticar programação num ambiente de aprendizagem personalizado 1:1.

Aprendizagem Mista Kubo Coding

KUBO Hands-On & Play

Aprendizagem Combinada

Ao tornar complementares a aprendizagem presencial e a aprendizagem online, poderá criar uma experiência de sala de aula integrada em que as necessidades de todos os alunos são satisfeitas.

Kits Kubo Coding disponíveis:

Com o KUBO, os alunos aprendem a programar através de experiências práticas e desenvolvem competências de pensamento crítico.

Kits Kubo Coding

KUBO Coding Starter Set inclui:

  • 1 Robot KUBO + 1 Cabo USB;
  • 46 TagTiles® que introduzem funções, sub-rotinas e loops em passos simples e lógicos;

  • 1 Mapa de atividades;

  • Acesso à plataforma KUBO Portal com recursos educativos.

KUBO Coding + inclui:

  • 36 TagTiles® que introduzem tempo, velocidade, distância e direção;
  • Planos de aula e guias do professor para o KUBO Coding+.

KUBO Coding ++ inclui:

  • 44 TagTiles® que abordam eventos, condições (se/então) e variáveis;
  • Planos de aula, um pacote de projetos e guias do professor.

KUBO Coding Math inclui:

  • 50 TagTiles® com números, operadores e gamificação;
  • 200 cartões de tarefas;
  • 3 mapas de desafios.

KUBO Coding Starter Set

Introduz noções básicas de sequência e lógica com blocos simples. Ideal para os primeiros passos na programação.

KUBO Coding +

Expande os conceitos com funções e ciclos. Desenvolve o pensamento computacional de forma progressiva.

KUBO Coding ++

Introduz variáveis, condições e lógica avançada – mantendo sempre a linguagem acessível e manipulável pelas crianças.

KUBO Coding Math

Transforma o Kubo numa ferramenta para trabalhar cálculo mental, operações básicas e resolução de problemas.

Como funciona na sala de aula?

Em poucos minutos, os alunos estão a programar de forma lúdica e colaborativa!

1

Os alunos constroem sequências com as TagTiles diretamente sob o mapa ou através da criação de funções, com um objetivo.

2

O robot KUBO, após ser colocado sob a TagTile inicial, lê o código através de um sistema de scanner ótico.

3

O robot movimenta-se refletindo o código criado. Se cumprir o objetivo, a tarefa será concluída. Se não cumprir, o aluno terá a oportunidade de corrigir.

4

Com o KUBO Play, os alunos podem testar os mesmos conceitos na plataforma online e continuar a praticar.

Kubo Umbrella
Math Signs KUBO

Benefícios do KUBO Coding...

Para os alunos:

Para os professores:

Já utilizado em escolas portuguesas!

Conheça algumas das instituições de ensino que usam o Kubo Coding.

O que dizem sobre o Kubo?

"Este robot roubou o meu coração. É tão versátil e podemos trabalhar tanta coisa: pensamento computacional, operações, ângulos, coordenadas, orientação espacial. Amei... Superversátil e muito completo."

Leila Gonçalves Professora de Matemárica, Escolinha do Campo
FAQ

Perguntas Frequentes

Encontre a resposta para as dúvidas mais frequentes sobre o Kubo.

O KUBO pode ser utilizado por crianças a partir dos 4 anos. Está assim indicado do pré-escolar até ao 1.º ciclo.

Não. O Kubo funciona sem ecrãs no modo tangível. Poderá usar o robot e as TagTiles sem necessidade de ecrãs. Já o Kubo Play pode ser usado online para consolidar aprendizagens.

Não. Todos os kits estão preparados para que qualquer professor possa começar a trabalhar com confiança. Além disso, a BCN oferece formação inicial a escolas que queiram usar o Kubo.

Não. Apenas o KUBO Coding Starter Set inclui o robot Kubo. Os conjuntos de expansão pressupõem a combinação com o kit inicial e por isso deve ter sempre um kit starter para aplicar nas suas aulas.

É recomendado 1 kit por 3 a 4 alunos para uma experiência mais rica. Mas cada professor poderá gerir da melhor forma conforme a sua turma.

Já conhece o nosso catálogo Educação?

Explore todas as nossas soluções EdTech reunidas num único documento, completo e detalhado. 

Descubra as soluções ideais para a sua instituição de ensino, num vasto portfólio de produtos para todos os níveis de ensino. Tudo o que precisa, à distância de um clique.

Catálogo Educação

Comece hoje, a ensinar programação com o Kubo Coding. Fale connosco!