10 de Fevereiro, 2021
E se lhe disséssemos que é cada vez mais urgente que as empresas reduzam o consumo de papel nos seus escritórios? A própria Xerox tem aconselhado o mesmo e dá algumas dicas de como o fazer. A gigante americana tem dedicado muita da sua investigação e desenvolvimento a encontrar soluções para que, tanto do ponto de vista da produção e pegada da empresa, como das necessidades de consumo dos seus clientes, seja possível reduzir o impacto que esses comportamentos têm no nosso planeta. Para isso, é necessário mudar hábitos, mas há também algumas configurações básicas com um impacto significativo.
Vivemos num mundo VUCA (Volatility Uncertainty Complexity Ambiguity – Volatilidade Incerteza Complexidade Ambiguidade), cada vez mais digital e frenético, mas também onde há uma crescente preocupação com o futuro do nosso ecossistema. Empresas com uma dimensão e reconhecimento no mercado tão evidentes como a Xerox, sentem-se na obrigação de ser o exemplo a seguir e contribuir o máximo possível para reduzir a pegada ecológica que nos assombra.
A Xerox mantem um controlo rígido sobre a origem do papel dos seus fornecedores. Os requisitos abrangem todos os aspetos da produção do papel, desde a gestão das florestas ao processo de fabrico. O papel Xerox cumpre normas de gestão sustentável de florestas, incluindo o Forest Stewardship Council (FSC) e o Program for the Endorsement of Forest Certification (PEFC). O papel com certificação FSC é feito com matérias-primas de origens certificadas pelo FSC, fontes de madeira controladas e fontes recuperadas posteriores ao consumo. Para além de controlar a origem e fabrico do papel de forma sustentável, a Xerox patrocina projetos de voluntariado de âmbito ecológico, os seus colaboradores são incentivados a fazer voluntariado, a empresa tem contribuído para a reflorestação com quase 200 mil árvores plantadas e recebeu várias certificações que reconhecem a marca e as suas soluções como sustentáveis.
O esforço da marca por contribuir para um mundo mais sustentável é notável, no entanto, já é do conhecimento geral que não basta esse esforço se os clientes pelo mundo fora não tiverem a mesma consciência e a mesma vontade de contribuir para reduzir consumos prejudiciais para o nosso ecossistema. A Xerox, bem como outras empresas da concorrência, tem alertado para o facto de as empresas terem ainda um gasto de papel muito acima do recomendado e sugere uma urgente transformação digital.
Apesar de tudo, existem algumas dicas úteis para reduzir o consumo de papel. É necessário mudar alguns hábitos, mas também é possível fazer mudanças menos complicadas e com impactos muito positivos. A BCN tem algumas para lhe dar, tais como:
A mudança de hábitos nunca é fácil e nunca se faz de um dia para o outro. São processos demorados, mas muito importantes para o nosso futuro como comunidade. Mais importante ainda, estas mudanças só têm impacto se todos contribuirmos para o mesmo objetivo.
Partilhar Artigo:
Ouça conversas com vários professores e educadores especialistas em várias áreas a falar sobre temas em torno da Educação em Portugal e no mundo.
*Chamada para a rede fixa nacional.
Receba as últimas notícias e atualizações.
Ideias que criam o futuro…