Estivemos na Escola EB 2.3 de Paredes, à conversa com o Dr. Carlos Miguel Cavadas, subdiretor do Agrupamento de Escolas de Paredes, sobre a instalação que efetuamos em Janeiro de 2018 de uma Sala de Aula do Futuro.
Entrar nesta sala de aula é já por si, uma nova experiência, longe da que sentimos quando entramos nas salas tradicionais. Tudo é mais dinâmico, colorido e tecnológico. Talvez por isso, quando questionamos sobre qual o feedback obtido sobre a sala, o Dr. Carlos Miguel nos tenha indicado que “os alunos adoram lá estar”.
O projeto
A instalação do equipamento tecnológico foi realizada pela BCN e o projeto surgiu no âmbito da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT) / Future Classroom Lab (EUN)“.
Entre 2010 e 2014, o projeto “Future Classroom Lab” ganhou dimensão tendo como principais objetivos:
- Desenvolver estratégias duradouras de sustentabilidade conducentes à divulgação, em larga escala, dos resultados dos projetos de apoio à construção da Sala de Aula do Futuro, nas várias comunidades escolares da Europa;
- Dar a conhecer a metodologia iTEC, explorando cenários de aprendizagem de Sala de Aula do Futuro e promovendo a sua utilização prática e reflexão sobre as possibilidades desta aplicação nos diversos contextos educativos das escolas europeias;
- Apoiar as escolas numa implementação bem sucedida de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem para a sala de aula, através da disponibilização de recursos, formação e partilha de boas práticas;
- Fornecer uma visão clara das práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem para uma mudança gradual e sustentável dos sistemas de ensino.
Em suma, pretende-se ajudar os professores e as escolas a inovar com as TIC, no sentido de encontrarem novas formas de ensino, promotoras da melhoria das aprendizagens dos seus alunos.
A Sala de Aula do Futuro
A Sala de Aula do Futuro é constituída por 6 zonas de aprendizagem diferentes (Apresentar, Investigar, Criar, Colaborar, Desenvolver e Interagir), compostas cada uma por determinados equipamentos e tecnologias, que possibilitam aos professores a experimentação de uma nova organização do ensino e da aprendizagem. (fonte: erte.dge.mec.pt)

A ideia é que este conceito possa ser facilmente transportado para as salas de aula ou outros espaços de aprendizagem convencionais, favorecendo a mudança educativa e o desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI.
Com a criação de uma Sala de Aula do Futuro, é possível criar histórias e cenários inovadores de ensino e aprendizagem com base em cenários existentes. Os ambientes educativos tornam-se mais aliciantes pois os alunos adotam uma postura ativa, o que potencia a sua motivação, criatividade e envolvimento.
Capacitação de Docentes
Para verificarmos as vantagens desta sala, não nos podemos prender só com o equipamento, mas sim com a abordagem pedagógica. Com a colaboração entre os alunos. A próxima fase do projeto passa pela formação dos docentes para que todos possam utilizar esta sala de uma forma mais produtiva.
De facto, a instalação de infraestruturas de futuro não fará sentido sem profissionais aptos a trabalharem e entenderem os seus conceitos. O objetivo da Sala de Aula do Futuro passa por envolver os professores e os alunos em novos processos de ensino e de aprendizagem, com pedagogias mais avançadas, proporcionando um impacto positivo nos alunos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das suas competências para o século XXI, ao nível das suas atitudes e ao nível do seu aproveitamento, com benefícios para a aprendizagem dos alunos. (fonte: erte.dge.mec.pt)
As tecnologias permitem a expansão do conceito de sala de aula, na qual se inclui a componente virtual, levando o ensino e a aprendizagem a outros níveis mais abrangentes e mais aliciantes que privilegiam a ação do aluno. Contudo, os programas de capacitação de docentes são essenciais para usufruir de todas as vantagens da tecnologia.
É por saber a importância vital desta área que a BCN também providencia formação e workshops sobre as novas tecnologias, assim como programas de capacitação de docentes. Programas que se adaptam à realidade de cada escola; que envolvem não só a formação inicial, mas também o follow-up contínuo; e que contam com profissionais especializados numa abordagem “pedagogia-tecnologia-espaço”.
Os novos métodos de aprendizagem
Foi o primeiro ano de funcionamento da sala para as aulas de programação robótica e foi um sucesso. Tivemos uma grande adesão por parte dos alunos, tendo excedido o número de registos de participação.
Mesmo antes de partir para a próxima fase: a de dar aos professores todas as ferramentas necessárias para tirar o melhor proveito da tecnologia disponível e para que possam iniciar as aulas de projeto nesta sala, o feedback é já bastante positivo.
As aulas de programação robótica contaram com a máxima adesão, e os alunos do 9º B já tiraram partido da sala de edição de vídeo e do seu Chroma Key para criar parte de um vídeo em que foram premiados.